Afeganistão está entre as prioridades de 2010, diz Ban
Secretário-Geral da ONU afirmou que, se o governo afegão pedir assistência das Nações Unidas e se o Conselho de Segurança concordar, a ONU está pronta para apoiar as eleições parlamentares do país; ele classificou o recente processo eleitoral como problemático.
O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon falou ao Conselho de Segurança nesta quarta-feira sobre a situação no Afeganistão.
Ele disse que 2009 foi um período extremamente desafiador para o país, para a população e para os esforços de assistência ao governo afegão.
Prioridades
Ban mencionou as eleições difíceis, a deterioração nas condições de segurança e incertezas sobre as estratégias adotadas pelo país e pela comunidade internacional.
O Secretário-Geral disse que não pode haver dúvidas que o Afeganistão vai continuar entre as principais prioridades das Nações Unidas em 2010.
Ban disse que é necessário reforçar dois aspectos: o fortalecimento do papel do governo afegão e a coordenação de esforços internacionais de civis.
Ele classificou o recente processo eleitoral no país como problemático e ressaltou que os preparativos para as eleições parlamentares deste ano devem começar em breve.
Assistência
O Secretário-Geral afirmou que, se o governo afegão pedir assistência das Nações Unidas e o Conselho de Segurança concordar, a ONU está pronta para apoiar o processo com assistência técnica e construção de instituições.
Ele disse que espera que a forte energia política apresentada em 2009 seja agora direcionada para um pacto significativo entre o governo e o povo afegão.
Fonte: Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário