10.8.10

Leis - piada

Hoje em dia estamos em uma era de leis-piadas, pois são o que são, piadas.
Os legisladores cada vez menos capacitados jogam em nossa sociedade leis que não tem o mínimo sentido, pois sabemos que não haverá uma fiscalização adequada. E de fato não há.
Um exemplo disso é a lei da palmada, que convenhamos, veio para contentar alguém em específico, ou será que o Código Penal não basta? Mas eu me pergunto, quem vai fiscalizar esses atos? Se até o policial tenta educar seus filhos com este método milenar? Não haverá.
Outra punição pífia é a da pirataria. Ontem eu caminhava pela rua, tranquilamente, quando vi aqueles milhares de cd's e dvd's espalhados pelo chão da calçada, no primeiro momento pensei no crime que aquilo significava, mas após lembrei das aulas de direito autoral, onde a pirataria não é tão condenada até pelos próprios artistas, pois a pirataria divulga a baixo custo e em grande escala. Fiquei observando o vendedor, que dali tirava sua sobrevivência, era um trabalho "criminoso", mas a necessidade era tanta que ele corria o risco de perder o pouco que tinha, para poder alimentar sua família.
Não o condenei, bem como, também não condenaram os policiais que passavam por ali e ainda davam uma olhadinha nos produtos ilícitos, sem abordar o "meliante". Eles têm a noção da necessidade que a sociedade passa, e não adianta punir os pequenos vendedores do ilícito, o que deve ser feito é abordar os grandes criminosos, mas estes, muitas vezes, são os que financiam o ganha pão de muitos agentes do "bem". Infelizmente.
Essas leis são feitas para punir os "pequenos", e enquanto for assim apenas vamos estancar o sangue criminoso, enquanto que a ferida continuará aberta, nos grandes mafiosos de nossa sociedade.

Vamos começar a punir os verdadeiros criminosos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário