15.7.09

O bate boca do ENEM e o futuro da Educação

Ontem assisti o programa Conversas Cruzadas da TVCOM e me deparei com uma discussão muito interessante, do ENEM servir para o vestibular das Universidades Federais e a interdisciplinaridade que decorre deste exame, pois bem, presentes estavam quatro professores universitários, que debateram de vários angulos esta problemática.

Quem não está por dentro do assunto recomendo que dê uma olhada nas notícias e nos detalhes do programa ENEM, pois é um assunto que mexe com todos nós, a educação do Brasil que terá um impacto com essa medida, assim foi debatido ontem, alguns defendiam, outros criticavam, trazendo o prisma de que isso traria uma aproximação real do Ensino Médio com o Ensino Superior, mas em contra-partida foi arguido que isso distanciará ainda mais as escolas dos alunos, pois as escolas terão de preparar os alunos para o ENEM e não para a vida, ou seja, as escolas mais bem preparadas para tratar dessa preparação para o ENEM "puxarão" os alunos das outras escolas para si, sendo assim, as escolas se transformarão em grandes pré-ENEM, similar ao pré-vestibular.

Outro tema abordado com muita ênfase pelo grande Matemático Prof.Régis, foi o fato de alunos aprovados, por exemplo, em São Paulo, poderão vir para nossas instituições, "tirando" a vaga de nosso alunos Gaúchos, pois convenhamos, as escolas públicas de SP e RJ estão muito mais bem preparadas do que as nossas, pois o investimento é outro pras bandas de lá.

No meu ponto de vista isso tudo é uma grande perda de tempo, é querer tapar o sol com a peneira, dizendo que isso trará investimentos para o Ensino Médio, mas esquecem que o mais importante é o Ensino Fundamental, o que vai criar uma pessoa desde sua base é o Fundamental, ou seja, investindo nas escolas e nos profissionais da área Fundamental não seria necessário essas grandes manobras para tratar o Ensino Médio, pois os alunos chegariam com mentalidades diferentes ao outro nível.

Resumindo: Enquanto nossos professores tiverem salários que são uma piada, nosso ensino continuará sendo uma piada, e quem rirá dessa piada são os políticos, que precisam de gente "ignorante" para elegê-los.

Enquanto o Brasil não tratar de seus problemas fundamentais, e não investir nas principais areas continuaremos assim, reclamando sem olhar para a origem dos problemas.

Agora me digam, uma copa do mundo é mais importante que a Educação, Segurança e Saúde???

Pois é, para nossos governantes é!!!

André Silveira

Um comentário:

  1. Rogério K.29/7/09

    Bom Zé Lopez eu acho que com o enem substituindo o vestibular a grande mudança, na prática, vai ser que teremos uma prova unificada feita pelo governo e não mais provas diferentes em cada universidade. Mas tirando o fato de termos uma prova que avalia o aluno de uma maneira um pouco diferente, não vai mudar porra nenhuma porque os alunos de escolas particulares continuarão tendo melhor estrutura. O problema da educação no Brasil é a falta de investimento mesmo, o que a gente aprendeu no segundo grau ali no Gomes? eu aprendi a jogar bola um pouco melhor e só isso.
    A educação devia ser a pasta com o maior investimento, assim poderiamos mudar significativamente a situação desse país em uns 30 anos mas enquanto o povo não tiver discernimento para votar e ter pelo menos um poder de reação diante das cagadas feitas pelo governo tanto no ambito estadual como federal a situação vai perdurar.
    Quanto a copa Zé eu acho que vai ser boa para todos, claro muito melhor para alguns né que desviarão uma verba recorde, mas pelo menos as obras de infraestrutura das cidades vão ter que aparecer. Já que nunca se investe nada que pelo menos dessa vez se use a copa como motivo, pois o futebo, parece ser a única coisa que indigna esse povo hehe.

    Rogério K.

    ResponderExcluir