22.9.10

POR QUE LER KANT?

COLUNA PERCEPÇÕES - André Silveira
POR QUE LER KANT?

Immanuel Kant, um gênio de nossa espécie, simplesmente um dos mais brilhantes pensadores que a humanidade já viu, porém, seus pensamentos e teorias são complexos demais para entendimento de nossa sociedade atual, que se preocupa primeiramente com outras coisas do cotidiano.
Não era apenas um pensador, mas sim um visionário, que usou seu pensamento para chegar onde poucos seres humanos conseguiram chegar até hoje, sempre ressaltando que todos nós somos iguais, com a mesma capacidade de entender os fenômenos que acontecem a nossa volta.
Mas e o titulo desta coluna, “Por que ler Kant?”. Onde quero chegar com isso?
Bom, comecei a aprofundar minhas pesquisas no ramo do pensamento a partir do momento em que me vi diante de indagações quase sem nexo algum, questionando o “inquestionável”, então, com isso impregnado em minha mente, resolvi procurar por pensadores com os mesmos pensamentos que os meus.
Foi neste momento que – após grandes dificuldades – encontrei Immanuel Kant, questionando – em sua crítica – os fundamentos do pensamento humano, a partir da tentativa de explicar os limites do mesmo. E esta ideologia com certeza chamou minha atenção.
Com isso, tentei entender as palavras deste grande gênio, encaixando-as às minhas, e percebendo que ele estava certo, o ser humano pode sim ter a capacidade de explorar seu lado metafísico consciente, através da analise critica reflexiva, para tentar entender um pouco mais sobre nossas verdades e mitos.
Sei que parece complicado, e de fato é, mas trata-se de um pensamento necessário para a evolução da mente humana, que parece estar caminhando cada vez mais para o lado contrário. Não quero que saiam por aí lendo Kant, até porque é uma leitura pesada e de complexidade altíssima.
Mas eu vos desafio, a pensar metafisicamente, sim, isso é possível, basta respirar, olhar para uma linda paisagem, e se questionar sobre as coisas da vida, sobre os mistérios da humanidade, sobre nossa capacidade de raciocinar. Tente sair de seu corpo – com o pensamento –, isso é metafísica.
Tente ter o poder de consciência fora do meio social, tente ser um humano em sua essência. Podemos não encontrar todas as respostas da vida, mas o mundo gira em torno das perguntas, e com elas encontraremos muito mais do que as respostas, mas o mistério da vida, ou seja, temos o poder dentro de nós mesmos, basta encontra-lo. E isso é para poucos.

Sejamos estes.

4 comentários:

  1. Kant é genial, pena que é pra poucos. Não que seja limitado, é que as pessoas acham loucura! Eu gosto!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Certamente...é um gênio, um dos maiores perceptores de nossa história, sua visão de mundo era incrível!! Pena que ele não é incluso na cultura contemporânea...precisavamos de suas palavras e pensamentos nos dias de hoje!!!

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Kant é um castelo gigantesco em cima de uma nuvem, não tem fundamento! É um gênio nada, é um picareta isso sim.

    ResponderExcluir
  4. Para mim metafísica não é apenas questionar o universo e seu eu, e sim questionar as demais existências sob todas as coisas, colocando seu pensamento num centro cognitivo pode-se duvidar do seu próprio eu e provar sua existência negando a si mesmo, assim como fez um dos maiores pensadores que já li René Descartes. Pai da filosofia moderna

    ResponderExcluir