21.9.09

O que as pessoas buscam??



O que as pessoas buscam??


É uma pergunta que não paro de me fazer. O que buscamos nesta epopéia que vivemos? nascemos, brincamos, trabalhamos, batalhamos, mas e tudo isso pra que? pra ver nosso corpo envelhecido falecer? Não é isso que penso. Mas tem gente que pensa assim.


Pra mim, tudo tem um sentido, mas está tudo bem arquivado em nossas mentes, que não têm capacidade de buscar tais informações, ficando limitada a um mundo que pode ser apenas uma ilusão.


Tivemos grandes pensadores que, creio eu, conseguiram ultrapassar uma parte desta barreira, utilizando a experiência para revolucionar o mundo real, eram pessoas normais que viviam sem mordomias e sem incentivos, porém criaram coisas que nunca imaginariamos criar, pensaram coisas que eram desconhecidos do ser humano, realizaram feitos que transcenderam o limite humano, mas mesmo assim, continuaram sendo humanos, como qualquer um de nós.


Como explicar Einstein?? ou Bethoven, que era surdo?? não há resposta em nossa boca, mas com certeza em nosso cérebro tem essas e muitas outras.


Você por um acaso já se pôs a pensar como tudo isso ao nosso redor existe? como é possível tudo ser milimétricamente perfeito, a rotação dos planetas, o ar que nos faz viver, a nossa vida, nossa capacidade de pensar, de buscar informações, ou seja, já se pôs pra pensar qual o seu objetivo na vida? passo horas pensando nisso, mas é difícil responder, pois para alcançar um pensamento tão longíncuo é preciso se desprender do mundinho que vivemos, de leis humanas, de costumes, de crenças, é preciso ver o mundo como se estivesse de fora, olhar os pequenos animais e pensar como que eles conseguem viver, e como eu consigo pensar este pensamento, como tudo é assim? e por que tudo isso? será que existimos? será que somos experimentos? não há respostas.


Tento todo dia pensar desta maneira, tento ver as coisas como se eu estivesse de fora do mundo, de fora do universo, de fora da existência, mas como expressar isso? é muito difícil, mas tentarei explicar agora:


Por vezes paro a olhar a janela, vejo os carros, as pessoas, as cidades, o céu, sinto o vento, o ar em meus pulmões, tento entender meus pensamentos, minhas pretensões, tento entender se vale a pena ficar pensando isso tudo, buscando as respostas mais cobiçadas da existência humana, ou se vale a pena achar tudo isso bobagem (como muitos acham) e continuar no mesmismo que a sociedade capitalista nos exige, pensando apenas em dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Tento pensar como é possível pensar, como que palavras de um idioma conseguem se materializar em nossa mente, como se estivessemos falando, mas só que para dentro, e como nos expressamos, tento entender esse tipo de capacidade que temos, de onde veio? tudo de uma obra divina ou de uma explosão química e física do universo? Tenho preferência pela primeira opção, pois uma certeza eu tenho, nunca estamos sozinhos, há uma proteção, pois o ser humano é uma máquina de auto-destruição, e que se não fosse essa proteção, já teriamos virado cinzas há muito tempo. O problema é que a sociedade não aprende com os erros, continua, por maldade ou por ser cabeça-dura, martelando encima de opções cada vez mais destrutívas, e a proteção que precisamos está cada vez mais escassa, está difícil proteger seres que não trazem coisas boas no coração e na mente.


Mas voltando ao cerne da questão, o ser humano é um empilhado de células que consegue pensar, mas será que somos programados a pensar tão pouco? não querendo desmerecer as grandes obras da humanidade, mas o pensamento humano deve ser muito mais que isso, o primeiro de tudo deveria ser cada pessoa tentar se entender, ver de fora pra dentro, enxergar o mundo com outros olhos, ver que o que podemos fazer é muito mais do que a sociedade já formada nos propõe. Se você gosta de ler livros e escrever, seja um escritor, tente pelo menos, se você gosta de representar, seja ator, se gosta de jogar futebol, jogue, tente! Tente o máximo de coisas que você pode fazer, já que é tão dificil entender a mente humana e ninguém hoje em dia quer filosofar sobre isso, tente realizar os sonhos que moram em sua cabeça, pois uma coisa é certa, o tempo acaba para todos nós, e se não tentarmos agora, talvez não tenhamos outra chance.


Obrigado.


Uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário