9.12.10

A IMPORTANCIA DOS ESTIMULOS - Coluna Percepções

A IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS

André Silveira



Olhando para o céu e pensando na vida, respirando o fresco ar de inverno, que traz consigo as folhas secas e as memórias da infância. Pensando em como mudar a vida das pessoas, em como tornar o mundo um lugar melhor.

Tentando entender por que de tanta violência e individualismo, tentando entender onde o ser humano falha na tentativa de paz, ou quem sabe tentando racionalizar o ser humano, criando um pensamento comum entre TODOS os seres humanos.
Foi sob este panorama que eu me encontrava neste final de semana, observando o movimento do vento, para ver se com ele viria um sopro de esperança para quem ainda acredita em um final feliz. Foi quando neste momento de reflexão recebi uma ótima noticia, onde fui informado que mudei um destino, declaradamente. Explico.
Há alguns meses, numa maravilhosa tarde ensolarada, proferi uma palestra na Escola de Ensino Fundamental São Francisco de Assis, no bairro Colina. A palestra abordava o tema “Disciplina para alcançar os sonhos”, onde – nela – eu demonstrava aos meus ouvintes – alunos da 5ª e 6ª série –, usando meu próprio exemplo, como é possível alcançarmos nossos sonhos através da fé, do amor e principalmente da disciplina, para levar os sonhos sempre adiante.
Neste encontro, após expor o material, abri a oportunidade para ouvir seus anseios e sonhos, para saber como a nossa juventude está lidando com isso, e me espantei em dois aspectos. No primeiro – o inevitável -, alguns não prestaram atenção, ou simplesmente afirmaram não ter sonhos, pois claro, não foram educados para ter sonhos, apenas para seguir modelos. No segundo aspecto percebi que muitos – a grande maioria – estavam vidrados em meus “ensinamentos”, e quando abri a oportunidade de se expressarem foi a minha maior alegria. As crianças viajaram na imaginação, botando pra fora tudo o que vinha reprimido pela sociedade atual, expressando sonhos e vontades de conquistas na vida. Foi uma experiência única.
Porém, após aquele dia eu ainda tinha na cabeça os que não me “ouviram”, e isso me preocupava, pois tenho este “defeito” de querer mudar o mundo, e na minha concepção a educação é a nascente do novo mundo, é nela que o investimento deve ser pesado.
Cheguei então ao momento em que observava o céu atrás de respostas, quando recebi a notícia, como relatei antes. A professora Rosângela Aquino, vendo o impacto da palestra em muitos, resolveu dar uma tarefa para a turma, pedindo que fizessem uma auto avaliação de suas condutas na vida, e foi neste momento – ao realizarem a tarefa – que o sopro de esperança saiu de uma fresta no espaço direto para meu cérebro, pois um aluno escreveu em sua tarefa que era uma pessoa renovada, depois da palestra seus conceitos e objetivos mudaram, disse que conseguiu alcançar em seu pensamento o que foi expresso pelo palestrante.
Isso me encheu de orgulho e esperança. Depois de receber esta notícia senti que a mudança é difícil, mas não é impossível. Se cada um de nós depositarmos nossa confiança nesta mudança e colocar em prática os princípios mais básicos da vida em harmonia, com certeza conseguiremos vislumbrar um mundo melhor para todos.

Os estímulos. Vamos tratá-los com mais respeito e seriedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário