30.4.10

Futuro do planeta depende de desarmamento nuclear, diz Ban

Futuro do planeta depende de desarmamento nuclear, diz Ban


Em artigo nesta quinta-feira, Secretário-Geral ressalta que aqueles que caminham com as Nações Unidas compartilham a visão de um mundo livre de armas nucleares; Conferência das Partes para a revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear começa na segunda-feira, 3 de maio, na sede da ONU em Nova York.



Às vésperas da revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o futuro do planeta não deixa alternativas a não ser o desarmamento nuclear.

Ban disse que as Nações Unidas estão hoje em novo marco zero, em momento para o desarmamento global sem lugar para o medo, mas para a esperança.

Visão

Em artigo nesta quinta-feira, o Secretário-Geral ressaltou que aqueles que caminham com as Nações Unidas compartilham a visão de um mundo livre de armas nucleares.

No texto, Ban cita visita recente a Semipalatinsk, no Casaquistão, antigo local de testes nucleares, fechado em 1991. Ele lembrou que a área foi, durante décadas, um epicentro da guerra fria e uma ameaça à vida do planeta, como em outros centros semelhantes nos Estados Unidos.

Ban disse que o legado desses locais permanece, com rios e lagos envenenados, crianças com câncer e defeitos detectados nos nascimentos.

Ele ressaltou que, enquanto visitava o marco zero em Semipalatinsk, o presidente americano Barack Obama anunciava revisão da postura nuclear dos Estados Unidos e, dois dias depois, Obama e o presidente russo, Dimitry Medvedev, assinavam um novo acordo entre os dois países.
Fantasia

Por isso, afirmou Ban Ki-moon, um momento importante está em construção no mundo, com governos e grupos da sociedade civil trabalhando por uma causa comum.

Ele também mencionou a cúpula sobre segurança nuclear, realizada no começo de abril em Washington, quando 47 líderes mundiais concordaram em fazer o que for necessário para manter armas e materiais em segurança. O Secretário-Geral afirmou que o senso de urgência reflete uma realidade: o terrorismo nuclear não é uma fantasia de 'Hollywood'.

A Conferência das Partes para a revisão do Tratado começa na próxima segunda-feira, 3 de maio, na sede da ONU em Nova York, e vai até o dia 28.
Fonte: Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário