3.11.09

OMS e Unicef lançam plano global contra pneumonia

OMS e Unicef lançam plano global contra pneumonia




Iniciativa pretende salvar mais de 5 milhões de crianças até 2015; campanha está orçada em US$ 39 milhões para os próximos seis anos.


Agências da ONU lançam nesta segunda-feira, Dia Mundial da Pneumonia, um grande plano de controle e prevenção da doença no mundo.


A Organização Mundial de Saúde, OMS, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, estão à frente da ação que tem como meta salvar mais de 5 milhões de crianças até 2015.



Recomendações


O principal objectivo do "Plano de Ação Global para a Prevenção e Controle da Pneumonia" é alertar para o facto de que a doença é a que mais mata crianças no mundo e apelar por ações globais contra a enfermidade.


O plano inclui recomendações sobre o que é preciso fazer para acabar com o flagelo, objetivos específicos da campanha, estimativas de custos e número de crianças que poderão ser salvas.


Entre as metas estão o aumento em 90% da cobertura de todas as vacinas importantes e também do acesso a tratamento adequado para a pneumonia. A directora-executiva do Unicef, Ann Veneman, apela para que as intervenções propostas para reduzir as mortes pela doença sejam usadas amplamente.


Estratégias


Já a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, garante que as estratégias, se colocadas em prática, podem reduzir as mortes infantis em cerca de 65%.


O plano está orçado em US$ 39 milhões, para o período entre 2010 e 2015. A pneumonia mata uma criança a cada 15 segundos. 98% dos óbitos ocorrem nos países pobres.


Fonte: Maria Cláudia Santos, da Rádio ONU em Nova Iorque.





Nota: É desse tipo de coisa que o mundo precisa, investindo na saúde das crianças, que são nosso futuro, agora, se acham que é mais importante uma porcaria de Olímpiada, só temos a lamentar. Apoio amplamente a ONU nesta caminhada, e sou totalmente contra investimentos inúteis, sendo que o mundo precisa de remédios, e não de eventos monumentais que saem do bolso do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário