19.3.09

POLÍCIA


AINDA NO CONTEÚDO DE PROCESSO PENAL, ANALISAREMOS O CONCEITO DE POLÍCIA E SUA CLASSIFICAÇÃO.



POLÍCIA:


Órgão do Estado a que se atribui a dificil função de evtar a alteração da ordem jurídica na sociedade, bem como, propiciar ao titular da ação penal, elementos que o autorizem a promove-la sempre que o crime não puder ser evitado (Prevenção e repressão).


CLASSIFICAÇÃO:


1) Quanto ao lugar: Terrestre, Maritima ou Aérea.

2) Quanto a exteriorização: Ostenciva ou secreta.

3) Quanto a organização: Leiga ou de carreira.

4) Quanto ao objeto:


a) Polícia Administrativa: Tem por objetivo as limitações impostas à bens juridicos individuais que visam assegurar o completo êxito da administração (Pol.Rodoviária, Pol.Aduaneira).


b) Polícia de Segurança ou Preventiva: Objetiva evitar a turbação da ordem jurídica, de dano ou de perigo às pessoas ou as coisas, em geral, exterioriza-se para cumprir essa finalidade, detendo certo poder discriscionário para atuar independentemente de autorização judicial (Polícia Militar).


c)Polícia Judiciária ou Repressiva: Tem a finalidade de diligênciar a elucidação dos crimes que não puderam ser evitados, tomar conhecimento das infrações penais colhendo e transmitindo às autoridades competentes os indícios e os dados destinados a assegurar a aplicação destas mesmas leis pelos Juízes e Tribunais. (Ex: Pol.Civil, Pol.Federal).


VER ART.144 DA CF/88 - SEGURANÇA PÚBLICA.

4 comentários:

  1. Anônimo19/3/09

    Muito interresante meu amor! nem sabia que existia policia aduaneira...

    o blog tá ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Existe até a polícia ferroviaria!!

    valeu =D

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20/3/09

    Beleza!!! André, gostei muito do seu blog os assuntos são interessantes, desculpa tomar conhecimento somente agora. Todos nós sabemos que na polícia existe a "banda podre", com relação a este assunto, a opinião é uma reforma total no sistema, começar pelo envolvimento da sociedade de forma mais ativa, talvez a criação de canais de fácil acesso a sociedade para entregar a banda podre da polícia, uma simples ação seria criar canais de comunicação com a sociedade e trazer a sociedade para ajudar a combater esse problema, neste caso o trabalho intenso na criação da confiança do cidadão para com os canais de comunicação, e identificação do corrupto por meios de visualização rápida e precisa e sem ser observado (cor, número, nome: todos de fácil acesso). É claro que esta ação não irá resolver o problema, mas é preciso começar.

    ResponderExcluir
  4. Valeeuuuu!!!!

    Pois é...enquanto nao tivermos investimento neste setor continuaremos apenas a lamentar. Com investimento em segurança publica tudo funciona, o exemplo disso é a Policia Federal, pois fui chamado para uma entrevista lá na Superintendência na Av.Ipiranga e vi o tamanho da estrutura e as modernidades que os agentes e funcionarios utilizam e com certeza posso dizer que com uma estrutura daquelas qualquer policia consegue cumprir seu papel. Fora a remuneração que da Federal é bem "rechonchuda" e a da policia militar, por exemplo, é uma piada.

    ResponderExcluir